As letras do alfabeto e faz associação com os animais, fazendo assim a familiarização, junta educar com vivencia.
Alem de ser um livro adequado a essa etapa educativa, é um material de aprendizado muito atrativo, a leitura é fácil e as ilustrações são perfeitamente apropriadas.

O que começa com A? Uma aranha assanhada! E com a letra R? A raposa e o rinoceronte, rindo do rabo do rato. Divertido, não? É com estas e outras 24 aliterações que a autora Telma Guimarães, com o auxílio de uma colorida fauna, forma seu Bichodário, lançamento da Editora Larousse (selo Larousse Junior).
A idéia de ensinar o alfabeto com a ajuda de bichinhos fofos veio por meio de um devaneio infantil de Telma: “Meu pai sempre teve muitos livros em casa, alguns eram lindos, de capa dura, com animais enormes... dava impressão que num virar de página saltariam para o meu quarto”. Dito e feito: “... e alguns bichos realmente saltaram, voaram, voaram, sei lá, para fora das páginas daqueles livros. Na mesma hora, pensei: vou fazer um livro de animais! E o Bichodário foi surgindo completamente diferente, pêlo de um, peninha de outro, focinho aqui, dentão, garra e chifre por ali, pata acolá”. E o resto, de fato, é história, digo historinhas – cada letra do alfabeto corresponde a um animal que deixa seu recado. A autora faz ainda na obra um convite ao pequeno leitor para que também dê asas à sua imaginação: “Agora é a sua vez... ler, ouvir, descobrir, encantar-se, procurar outros bichos, misturar tudo junto, quem sabe? Aconteceu comigo, pode acontecer com você!”.
Sami e Bill (Samuel e Fábio) são os designers/ilustradores responsáveis por dar vida aos elefantes, vacas e galinhas da brincadeira. E haja bom gosto! As páginas formam painéis multicoloridos, como se crianças as tivessem recortado e colado.
Sobre a autora: Telma nasceu em Marília, São Paulo, mas reside em Campinas. É licenciada em "Letras Vernáculas e Inglês" pela UNESP e Professora Efetiva de Inglês. Publicou seus primeiros livros infantis em agosto de 1988 ("Cara de Pai", Loyola, "O sopão da Bruxaluca" e "A Tarta-luga", Vozes). Em 1989, recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil" com seu livro "Mago Bitu Fadolento". Telma já publicou mais de 100 títulos entre infantis, juvenis, em Português e Inglês. É também co-autora de livros juvenis com Celso Antunes e Teresa Noronha. Conheça sua obra completa no site: http://www.telma.com.br/index2.htm
Polyana Picolini Okano