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Carlos Drummond de Andrade







terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Trocando idéias sobre Regras para Decifração da escrita

REGRAS PARA DECIFRAÇÃO DA ESCRITA


Principais pontos que uma pessoa  precisa conhecer para saber ler
In: Alfabetização sem o Ba- Be- Bi- Bo- Bu
Luiz Carlos Cagliari


1-      Conhecer a língua na qual foram escritas as palavras

2-      Conhecer o sistema de escrita® é preciso saber distinguir um desenho( figurativo ou abstrato) de uma manifestação de escrita.
3-      Conhecer o alfabeto® contar um pouco da história do alfabeto é, talvez, a melhor maneira de apresenta-lo para as crianças.
4-      Conhecer as letras® as letras são unidades do alfabeto que representam os sons vocálicos ou consonantais que constituem as palavras. Variam na forma gráfica e funcional.
5-      Conhecer a categorização gráfica das letras® as letras podem ter muitas formas gráficas, gerando diferentes alfabetos.
6-      Conhecer a categorização funcional das letras® não se pode escrever qualquer letra em qualquer posição numa palavra
7-      Conhecer a ortografia® saber que a ortografia congelou o modo de escrever as palavras ajuda muito os alunos a não tentar fazer do alfabeto um sistema de transcrição fonética e que a fala segue as variações dialetais, neutralizadas na escrita pela ortografia.
8-      Conhecer o princípio acrofônico® o nome das letras traz, em seu início, o som mais característico que a letra representa no sistema de escrita.
9-      Conhecer o nome das letras
10-  Conhecer as relações entre letras e sons® para saber que som uma letra tem, é preciso relaciona-la com seu nome(som básico) e em seguida estudar o contexto em que ocorre (letras que vem antes e depois) para saber se existe alguma regra específica que modifica o som básico em função do contexto
Exemplos: s entre vogais® som de z
C diante do a, o, u® som de Ka
Obs® levar em conta do dialeto do leitor
11-  Conhecer a linearidade da fala e da escrita
12-  Reconhecer uma palavra
13-  Nem tudo o que se escreve são letras
14-  Nem tudo o que aparece na fala tem representação gráfica na escrita® ritmo, entonação
15-  O alfabeto não é usado para fazer transcrições fonéticas .
Exemplos:
baçora® vassoura
patio® patinho
fizero® fizeram
ciéasiora® quem é a senhora
ozomi foi® os homens foram


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